Às portas da Guerra
O avaço tecnológico da sociedade burguesa industrial e a entrada da Alemanha e da Itália no precesso industrial, disputando mercados com a Ingleterra e França são fatores que estimularam a luta neocolonial e imperialista e resultam no chamado choque de imperalismo, o que levaria o mundo à Primeira Guerra.
O Cubismo
O movimento cubista foi, nas artes visuais, uma revolução tão completa que os meios pelos quais as imagens podiam ser formalizadas na pintura modificaram-se mais durante os anos 1907 a 1914 do que se haviam mdificado desde o Renascimento.
Durante 500 anos, desde o início da Renascença italiana os artistas tinham sido guiados pelos princípios da perspectiva matemática e científica, de acordo com os quais o artista via o seu modelo ou objeto de um único ponto de vista estacionário. Na literaura, o Cubismo viveu seu primeiro momento com um manifesto-síntese assinado por Guilaume Apollinare (1880-1918 ) e publicado em 1913.
O Futurismo
O Futurismo pregava uma absoluta sintonia entre a arte e o mundo moderno, regido pela eletricidade, máquinas, motores pelos grandes aglomerados urbano-industriais, pela velocidade, enfim.
De 1909 a 1914, oriundos de grupos radicados da França e na Itália, vários manifestos futuristas foram publicados, apresentando propostas para a pintura, a poesia, a arquitetura, a música.
O Expressionismo
O expressionismo moderno já se manifesta em obras de Edvard Munch, Gauguin e Van Gogh, floresceu na Alemanha e teve seu melhor momento entre os anos de 1905 e 1920. Esses artistas já se manifestavam emoções de medo, angústia, dor e ansiedade pelo choque de cores vibrantes, distorções e exageros de formas.
O Dadaísmo
O movimento dadaísta, de caráter anarquico, anterracial, antiburgues, anti-imperalista. Segndo a versão dadaísta, a escolha do nome do movimento reflete seu caráter ilógico e aleatório. Infiaram um estilete ao acaso entre as paginas de um dicionário e a palavra mais estranha daquela página seria a escolhida.
O Surrealismo
O Surrealismo nasceu de um desejo de ação positiva de comçar a reconstruir a partir das ruínas do Dadá. Pois, ao negar tudo, o Dadá tinha que terminar negando a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário